Fansub Kaishi

É PROIBIDA a venda, o aluguel ou qualquer outra forma de lucro sobre os vídeos aquí postados, sob o uso de qualquer desculpa esfarrapada que possa aparecer. 

Nossas legendas são de fãs para fãs, por isso o FAN de Fansubs. HA =D

Seguidores

Haitou? Tracker? Como funciona?

Postado por Guilherme Troll segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ok. Ok. Eu imagino que a maioria das pessoas saiba como funciona um tracker e tudo mais. Mas como "maioria" não signigica "todo mundo" vou fazer um tutorialzinho explicando o que é um tracker, como baixar via torrent, além de algumas regrinhas da Haitou.

===Parte 1 - Torrent. Tracker. Cliente Torrent===

Tracker? Torrent? O que bananas é isso?
Em uma explicação rápida,
Tracker pode ser definido como um site onde se hospedam arquivos torrent, e este site é o responsável por fazer a comunição entre as máquinas dos usuários que baixam esses arquivos. Mas e o torrent? Torrent é uma maneira de compartilhar arquivos sem a necessidades de subi-los (upar)  em um servidor. Através de um programa Cliente Torrent, você cria um arquivo chamado "torrent" que contém as informações de um arquivo que tens no computador que deseja compartilhar. Ao contrário do arquivo original o torrent tem um peso centenas de vezes menor. Então rapidamente jogamos esse torrent em um tracker. Os usuários do tracker baixam o torrent e o abrem através do mesmo programa Cliente Torrent que citei acima. Fazendo isso o arquivo que tenho no computador começa ser enviado para todos que baixaram o torrent e o abriram. Lembrando que o torrent é um sistema de compartilhamento. Ou seja, ao mesmo tempo que você baixá um arquivo, você o sobe pra os outros conectado a aquele arquivo.

Tá! Entendi! E qual a vantagem dessa história toda?
Downloads feitos via torrent podem ser parados a qlqr momento e retomados a qlqr momento também. A pessoa que quer distribuir o arquivo tem menos trabalho, pois não tem ficar procurando servidores que suportem o tamanho do arquivo que ele vai subir ou se a inatividade do mesmo irá apagá-lo do banco de dados do servidor. Além de que a divulgação via um tracker (se este for bem conhecido) rende muito mais retorno à pessoa que jogou o arquivo.

Certo! Certo! Como fazer então pra baixar?
Simples e fácil! Dentro do site do tracker procure pelo arquivo que deseja. Achou? Baixe o arquivo torrent deste. Após isso abra-o com um programa Cliente Torrent e o download começará. Fácil assim.

Cliente Torrent? Que programa me indica?
Já ouvi um mar de pessoas discutindo sobre qual seria o melhor. Testei todos que já achei na internet e sinceramente a diferença é bem pequena de um pra outro. No momento estou usando o
BitTorrent. Mas se tivesse que largar deste para usar outro com certeza seria o BitLord, a interface dele é bem amigável (pelo menos pra mim xD). Aqui vai um link com uma lista de clientes torrents: Baixaki.

===Parte 2 - Haitou. Regras===

Entendido tudo acima, chegou a hora de falar sobre a Haitou.

Haitou? É de comer?
Haitou é um tracker especializado em cultural pop oriental. Ou seja, na Haitou você encontra Animes, Tokusatsus, Dramas, músicas orientais, Mangas, Hentais e algumas outras coisinhas que aparecem exporadicamente lá como cursos de nihongo e documentários sobre o japão.
Por oriental, lê-se, Japão, Koréia, China e Taiwan. Lá você
encontra os arquivos descritos acima legendados em português, sem legendas e em casos extremos dublados em português. NADA de outros idiomas. Para acessar o tracker e seus torrents você PRECISA ser cadastrado no site.

Regras? Ahhh Não!
Regras. Ahh SIM! Uma sociedade sem regras seria um caos. E o mesmo se aplica a trackers.
Vamos as regras simples da Haitou, pq as mais complexas não dizem respeitos a usuários comuns.

Ratio. Que diabos?
Ratio é um número resultante da divisão entre o que você subiu e o que você baixou pelo tracker. Quando seu ratio é menos que 0.40, sua conta é bloqueada pra fazer downloads. Isso é feito para que as pessoas mais "serelepes" não saiam baixando tudo que deseja sem se preocupar em compartilhar com os demais. Em suma: Ou vc compartilha o que baixou, ou não baixa mais nada.

Golden torrent. Mas que sacanagem! Estou com ratio baixo? Como me recupero?
Através de
Golden Torrents. Como disse acima, ao ter um ratio inferior à 0.40 vc fica sem direito de baixar mais nada. Mas bem... isso não é totalmente verdade. Ainda existem os golden torrents.
Eles são torrents que independente de seu ratio ser minúsculo, você terá a liberdade de fazer download deles. Logicamente tudo que você baixar por eles
não contam como download pro tracker, senão seu ratio ia mais ainda pro espaço. Os arquivos se tornam golden de acordo com o desejo dos administradores do tracker. Por isso fique esperto. Você pode estar baixando um golden e de repente este voltar a ser um normal. Portanto fique de olho na lista de goldens.

Regrinhas de bom senso.
Utilize apenas uma conta por computador.
Não desobedeça as ordens dos administradores e moderadores.
Respeite os fansubs e os usuários do tracker.
Não solicite nada relacionado a material licenciado.
Comportamento inapropriado poderá resultar em uma advertência e, em casos extremos, banimento da conta.

==FIM==




Termino por aqui meu post quilométrico. Aqueles que não entenderam ainda como funcionam o esquema todo, deixem comentários explicando a dúvida e farei o possível pra saná-la.
Quem entendeu ou já manjava do assunto, deixem um comentário também pra eu não me sentir triste xD
Clique aqui para acessar a página do meu fansub no haitou e visualizar os torrent upados até o momento.

Um grande abraço pra quem é de abraço. Um grande beijo pra quem é de beijo.

Twitter

Web Hosting